sábado, 31 de janeiro de 2009

Do Esferas...em 105.4 FM

O Esferas é um programa diário de cultura emitido de segunda a sexta-feira das 18:00 às 20:00 em 105.4 FM, CSB - Rádio.
Como tudo o que se constrói de raíz será purificado à medida do tempo, do contexto e das circunstâncias.
O que importa é a ideia e o projecto que resultaram de um convite inesperado, irrecusável (?), um convite demasiado aliciante pela novidade da sua formulação, já que aceitar participar na construção desta nova rádio com um programa de cultura implicava, uma vez mais, procurar na senda da sociedade civil a resposta aos custos do programa.
Quando o Jorge Rodrigues (ex-Ritornello, Antena2) aceitou ser comigo o co-autor deste programa, respondeu implicitamente, aos sinais do «espírito». Lembro-me de ter pensado: «bem isto é mesmo para fazer».
E uma vez mais, lá ia eu, deixar-me absorver por um empreedimento que roubaria o tempo que consegui conquistar quatro anos depois da dedicação completa à Europa Viva e de paralelamemente ter de escrever para sobreviver ou aceitar projectos para repôr poupanças...
Mas como dizer não à possibilidade de ajudar a construir a única Rádio portuguesa de cidadania, um conceito demasiado importante nas sociedades em que vivemos, e especialmente na sociedade portuguesa tão lamentavelmente dissonante da resposnabilidade individual e social dos seus concidadãos?
Como dizer não a um projecto que complementaria muito bem os fundamentos pelos quais fundámos a Europa Viva e ainda como dizer não à dinãmica que uma rádio poderia trazer à programação da Europa Viva?
Pois, não era possível dizer não...
Pensava eu no jornalismo como uma actividade a quem conscientemente tinha dito «até sempre».
O que eu e o Jorge vamos fazer diáriamente no Esferas é constribuir para a reflexão, promoção e divulgação da cultura europeia, nas suas dinâmicas criativas contemporâneas, acompanhadas sempre da preocupação de produzir pensamento. Queremos dinamizar uma plataforma de saber onde todos possamos construir pensamento. É ousado, claro que sim, mas é necessário e urgente.
Cá estamos para o desafio.

Sem comentários: