sábado, 30 de janeiro de 2010

A propósito de literatura...

«O Antigo Testamento não é uma epopeia nem uma tragédia, é o primeiro romance, e é assim que os Ingleses o compreendem, como fundação do romance».
Gilles Deleuze e Claire Parnet - Diálogos

Shangai 2008.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A (minha) vida na pradaria...

Entenda-se por pradaria:

- vento norte;
- chuvas fortes;
- temperaturas negativas;


E é assim a vida de um empreededor.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Onde está o norte?

sábado, 16 de janeiro de 2010

Quero acreditar...

A vida monástica tem sido um tema recorrente na minha vida de convertida. Não raro o dia penso nessa entrega total da pessoa humana a Deus e pergunto-me se, de facto, o sentido da vida não reside justamente aí na verdade de sermos simples de coração e astutos na obra.
Desde que fundei a Europa Viva não voltei a pensar mais numa vida de oração plena como a possibilidade perdida do sentido. Acredito que resolvi o problema do (meu) sentido mas tudo continua em aberto relativamente ao significado do sentir.
Porém, quando os «haitis» históricos invadem a minha alma e perturbam o meu espírito, pergunto-me de novo, se de facto, a suplica ao Pai não é o único gesto de pura gratuidade (?)
O que posso fazer deste canto? Como esticar o meu braço até lá à agonia e ao sofrimento, à angústia e à tortura, à perda, (...).
Da impotência real do sentido do Ser nasce o movimento que faz da oração a arma possível da entrega.
E, num gesto manso, humilde, rezo...
Pai Nosso que Estáis nos Céus...
Quero, quero acreditar, que este gesto fará chegar o melhor de mim, um pequeno pedaço de mim, ao coração de todas as tragédias.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Chegou a hora do Hemisfério Direito

«O futuro pertence a um tipo diferente de pessoas, com um tipo diferente de inteligência: pertence a quem é capaz de criar, empatizar, reconhecer padrões ou gerar significado. Estas pessoas - artistas, inventores, designers e contadores de histórias, psicólogos, prestadores de cuidados de saúde, pessoas dotadas de uma abrangente visão de conjunto - preparam-se para colher as riquezas da sociedade e participar nas suas maiores alegrias
Esta citação lê-se no livro A Nova Inteligência, uma obra interessante de Daniel H. Pink sobre liderança e estratégia. Estou feliz. Parece que chegou finalmente a minha hora mas parece que tenho de mudar de país (?).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Equipa dos fazedores da Revista Máxima - 2000? Já estávamos no Correio da Manhã...


Eu à direita Madalena Fragoso...hei-de escrever um dia sobre esta grande senhora do jornalismo, fundadora e directora da Revista Máxima.