domingo, 25 de janeiro de 2009

somos (muito) bons na gestão de marcas

Como no parque automóvel, também no domínio da gestão de marcas, da imagem, Portugal apresenta performances de resultados a nível mundial.
Um bom exemplo que ilustra o extraordinário trabalho dos marketeer politicos, dos homens e das mulheres que produzem comunicação politica em Portugal, foi o trabalho de produção de imagem realizado a José Sócrates no dia 24 de Janeiro, quando o primeiro ministro, obrigado pelas circunstâncias, e a vida é isso mesmo, a soma do homem e das suas circunstâncias, se encontra com os jornalistas para eclarecer «alguns» pontos acerca do seu «alegado» envolvimento no caso Freeport.
Procurei na internet uma fotografia que ilustrasse a minha ideia, mas não encontrei. Em todo o caso, aqui fica a descrição:
José Sócrates que habitualmente veste fato escuro, camisa branca e gravata de côr lisa, apresenta-se, pela primeira vez, se a minha memória não atraiçoa, numa conferência de imprensa, com um fato cinzento muito claro, de tecido suave, brilhante, uma camisa branca e uma gravata azul bébé.
Como os cabelos de José Sócrates estão branqueados pela dura experiência de trabalho governativo, e a luz foi cuidadosamente estudada sobre a sua figura, de modo a aproveitar ao máximo, cores, brilho, maquilhagem, o resultado que produziu foi uma imagem limpa, sem nenhum ruído de comunicação, uma imagem pura, dada pelos azuis, branco e cinzentos, enfim, uma imagem simbólicamente inocentada.
Numa sociedade como aquela em que vivemos não chega ser é preciso parecer. Foi para isso que trabalharam os seus assessores de comunicação: nas vertentes de imprensa, imagem e relações públicas.
Não conheci até à data nenhum governo que gerisse com tanto rigôr e profissionalismo a comunicação e marketing politico. Mas este facto não me surpreende a LPM (empresa de comunicação) que presta serviços ao governo e que deve trabalhar dia e noite a comunicação da pessoa do primeiro-ministro é seguramente uma das maiores empresas de comunicação europeias.

1 comentário:

lurdes disse...

Hoje na TVE, Zapatero responde a perguntas formuladas por cidadãos anónimos. Responde com alguma humildade, boa educação, respeito. Entre nós Sócrates estaria disposto a, com verdade, esclarecer os cidadãos?